Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Terapia Ocupacional



  1. Origem do curso no campus: Campus UnB Ceilândia teve origem na necessidade de ampliar o acesso da comunidade em geral à universidade o curso de Fisioterapia é o primeiro curso em instituição publica do DF.

  2. O que faz o profissional: O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional estuda o processo saúde-doença do individuo, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica da região. Com isso, busca proporcionar a integralidade das ações e sugerir medidas específicas de prevenção, controle e erradicação das enfermidades. O curso abordará conteúdos das Ciências Biológicas e da Saúde, incluindo temas como estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, entre outros tópicos.

  3. Perfil da profissão e habilidades: O terapeuta ocupacional deve desenvolver habilidade para cuidar de pessoas que necessitam de atenção com relação a problemas físicos, sensoriais, mentais, emocionais e sociais, que limitam as suas atividades de vida diárias e sociais.

  4. Currículo: O curso é composto de disciplinas da área de saúde, tais como anatomia, fisiologia, biologia e pediatria, e das ciências humanas e sociais, como ética e psicologia. A formação do terapeuta inclui disciplinas práticas a partir do segundo ano e o estágio obrigatório em comunidades, hospitais, centros de saúde, asilos e centros de reabilitação no último ano.

  5. Duração (Mínimo, Máximo, Recomendado): Mínimo: 8 Máximo: 16

  6. Área de atuação e Mercado de trabalho e Recrutamento: O terapeuta ocupacional atua na promoção da saúde, prevenção e tratamento doenças e na reabilitação de pacientes.

  7. Locais com mais campo de atuação: As melhores ofertas de trabalho estão nas regiões Sudeste e Sul, devido ao tamanho das redes hospitalares. Mas, com a descentralização das áreas industriais, cresce a demanda também no Nordeste e no Norte do país.

  8. Perspectiva de mercado de trabalho: Hospitais; Clínicas; Ambulatórios; Consultórios; Escolas; Creches; Programa de Saúde da Família; Centros de Reabilitação; Centro de atendimentos à pessoa idosa.

  9. Carreiras relacionadas: Área da saúde.

  10. Salário: R$ 1.500,00 em média.

  11. Condições de trabalho:

  12. Projetos afins desenvolvidos na unidade: UnB Campus Ceilândia os estudantes participam de Projetos de Extensão, relacionados à atenção a saúde na comunidade local, Projetos de Iniciação Cientifica.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More