Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Medicina



  1. Quanto ganha (média salarial/ remuneração)?
Muito variável entre 4000-20000 reais. Se trabalhar para o GDF (4000 reais por 20 horas semanais e 7000 reais por 40 horas semanais.) Em outro órgãos públicos o salário inicial pode chegar a 14000 reais e se trabalhar por conta própria pode até passar disso.

  1. Duração do curso?
10 (mínimo) / 18 (máximo). Recomendado: 12 semestres

  1. Grade Curricular (o que estuda?)
Biologia, química, anatomia, genética, fisiologia entre outros.

  1. Área de atuação/O que faz?
O médico pode atuar em locais estereotipados da profissão: hospitais, ambulatórios ou em clínicas, sejam públicos ou privados. No entanto, um dos nichos que mais cresce atualmente é a saúde pública, principalmente em atividades dentro da Estratégia de Saúde da Família. Nesse cenário, o médico pode trabalhar na prevenção de doenças e na promoção de políticas de saúde, em parceria com profissionais de outras áreas, como a Nutrição e a Educação Física. Outra alternativa para o graduado em Medicina é investir na pesquisa, especialmente em genética e biologia molecular.

  1. Perfil da profissão/Aptidão/Habilidades?
Afinidade com a Química e a Biologia pode ajudar o interessado em ingressar na graduação. Porém, é importante também seja uma pessoa tranqüila, paciente e que saiba ouvir.

  1. Locais em que possui mais campo de atuação?
Existe uma necessidade muito grande de médicos de todas as áreas em quase todos os Estados brasileiros.

  1. Perspectivas de mercado de trabalho?
As perspectivas de trabalho são boas, pois faltam bons profissionais nesta área e a remuneração é relativamente boa.

  1. Projetos Desenvolvidos?
Projetos humanizados, campanhas de vacinação, campanhas de medicina preventiva.

  1. Origem do curso (História)?
Hipócrates é considerado o pai da medicina. Considera-se que viveu entre 460 a 377 a.C. e deixou um legado ético e moral válido até hoje. Precursor do pensamento científico, procurava detalhes nas doenças de seus pacientes para chegar a um diagnóstico, utilizando explicações sobrenaturais, devido à limitação do conhecimento da época. Ainda antes da era cristã, Asclepíades de Bitínia tentou conciliar o atomisto de Leucipo e Demócrito com a prática médica. No primeiro século de era cristã, Cláudio Galeno, outro médico grego, deu contribuições substanciais (baseado em dissecções de animais) para o desenvolvimento da medicina.
Na Idade Média os religiosos assumiram o controle da arte de curar através de medicamentos e deixaram para os barbeiros, que já lidavam com a navalha, a arte de drenar abscessos e retirar pequenas imperfeições do pênis. A formação de secreções purulentas era considerada normal e saudável.
Em 1865, Louis Pasteur teorizou que as infecções eram causadas por seres vivos. Foi ele o inventor do processo de pasteurização, muito utilizado no leite. Lister, em 1865, aplicou pela primeira vez uma solução anti-séptica em um paciente com fraturas complexas, com efeito profilático na infecção. Iniciou-se uma nova era. Em 1928 Alexander Fleming descobriu a penicilina ao observar que as colônias de bactérias não cresciam próximo ao mofo de algumas placas de cultura. Surge uma nova era: a dos antibióticos, que permitiu aos médicos curar infecções consideradas mortais. A evolução desde então não parou. A eterna luta do homem contra a morte entrou em uma nova etapa, cada vez mais moderna e cara.

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