Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Engenharia Elétrica



1) Origem do curso (dentro da UnB):
O Curso de Engenharia Elétrica na FT/UnB é composto de 264 créditos divididos em 10 semestres e oferece uma formação geral em sistemas de energia elétrica, eletrônica, automação e controle e telecomunicações. É possível ainda que o aluno se especialize em uma dessas áreas, direcionando todas as disciplinas optativas para uma área específica.
Para se formar, o aluno desenvolve um trabalho de conclusão de curso, sob a orientação de um professor, que é apresentado em forma de monografia e seminário a uma banca examinadora. Neste trabalho, o aluno pode escolher entre uma pesquisa ou aplicação prática de alguma técnica aprendida durante o curso.

2) Grade Curricular (o que estuda):
http://www.matriculaweb.unb.br/matriculaweb/graduacao/fluxo.aspx?cod=6335


3) Duração do curso:
De 4 a 8 anos, recomendado 5 anos.

4) Aptidão/ Habilidades / Requisitos Pessoais:
Para se dar bem no curso, é importante ter afinidade com Física e Matemática. O interessado deve gostar também de resolver problemas e investir na solução encontrada. O trabalho do engenheiro não é imediatista e exige paciência, dedicação e organização.
5) Áreas de atuação

Quase tudo na vida moderna depende da existência de máquinas. Seja para a comunicação, para a indústria ou para a saúde, a humanidade utiliza equipamentos que funcionam à base de eletricidade. Falando assim, dá para se ter uma ideia sobre a importância dos engenheiros eletricistas na atualidade. Além da capacidade técnica, esses profissionais precisam ser comunicativos e eficazes no gerenciamento de tarefas. O espírito de equipe também é fundamental, visto que os engenheiros trabalham em parceria com profissionais de outras áreas.
6)Perfil da profissão (o que faz)

7)Áreas afins / carreiras relacionadas:

8) Quanto ganha (média salarial/ remuneração):
não informado

9) Perspectivas de mercado de trabalho (locais em que possui mais campo de atuação):
Na capital, a disponibilidade de vagas é maior no setor público. Todos os ministérios, agências reguladoras e até mesmo o Poder Legislativo precisam de alguém pronto para atuar com equipamentos e projetos. O foco está nas telecomunicações, principalmente na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Apesar de a área pública ser dominante, há espaço para os engenheiros eletricistas em empresas privadas. O trabalho se concentra em indústrias, prestação de serviços e elaboração de projetos de vendas.

10) Projetos Desenvolvidos (na UnB):

não informado

11) Recrutamento (como entrar na profissão: concurso, convite, currículo):
Não informado.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More