Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Música



  1. Quanto ganha (média salarial/ remuneração)
Não estipulado.

  1. Duração do curso
4 anos.

  1. Grade Curricular (o que estuda)
Depende do tipo de graduação. No geral: teoria musical (partitura), instrumentos, elementos da música, canto, história da música.

  1. Área de atuação
  •  Instrumentistas: atuam como solistas, participam de orquestras, bandas, grupos de todos os gêneros, ou acompanham cantores. Podem tocar ao vivo ou em estúdios. Em geral especializam-se num tipo de instrumento de sopro, de corda, de percussão.
  •  Regentes ou maestros: interpretam peças musicais, determinando como devem ser tocadas e dirigem grupos de músicos, usando as mãos para indicar as variações de som e marcar o tempo.
  •  Compositores e letristas: criam melodias e letras de músicas, muitas vezes trabalham em parceria.
  • Cantores: usam a voz como instrumento, para interpretar uma canção. Podem fazer carreira solo ou fazer parte de um grupo, atuando ao vivo ou gravando discos.
  •  Professores: dando aulas de música para os iniciantes em escolas.

  1. O que faz
Instrumentistas, cantores e regentes dedicam a maior parte do seu tempo a:

  • estudar partituras;

  • exercitar-se constantemente;

  • ensaiar espetáculos;

  • pesquisar e aprender novas peças musicais.

  1. Perfil da profissão
Para cursar a faculdade, é preciso ser apaixonado pela música, acredita o professor da ECA-USP. "Lembre-se que o som é o material da música e é necessário ser apaixonado também pelos sons para descobrir o que se fez, o que se faz e o que pode ser feito com eles." Para ele, a Música pode ser uma boa opção se você é criativo e tem sensibilidade auditiva. "É importante que você se interesse pela arte e por todas as suas conexões com a vida das pessoas e das sociedades." Mas também é necessário ser disciplinado para encarar o estudo árduo e cotidiano de um instrumento e de todas as outras disciplinas que constituem o universo da música, comenta.

  1. Aptidão/ Habilidades / Requisitos Pessoais
Para um músico ser bem sucedido é necessário ser uma pessoa de grande sensibilidade artística, com grande interesse pelas artes e que tenha um vasto conhecimento no assunto.
Características desejáveis:

  • autoconfiança

  • boa audição

  • capacidade de liderança

  • desembaraço

  • disciplina

  • equilíbrio emocional

  • espírito empreendedor

  • facilidade de expressão

  • habilidade para trabalhar em equipe

  • interesse pela natureza humana

  • interesse pelas artes

  • intuição

  • musicalidade

  • perseverança

  • ritmo

  • sensibilidade artística

  1. Áreas afins / carreiras relacionadas
Dança

  1. Locais em que possui mais campo de atuação

  2. Perspectivas de mercado de trabalho
Conforme Costa, o leque de atuação do graduado em Música é amplo. O bacharel pode atuar como instrumentista - o que inclui os cantores - solista ou em grupos de diversas naturezas (orquestras, corais, bandas, grupos de câmara, grupos de jazz, choro). "Pode também se dedicar à composição, música de concerto, erudita, popular, música funcional para rádio, TV, publicidade, cinema, teatro, performances, etc. Pode ainda se dedicar à regência e coordenação de grupos instrumentais ou vocais tais como corais, orquestras e bandas", enumera Costa. Como há uma série de carreiras que o músico pode seguir, fica difícil estimar uma média salarial.
Se cursar a licenciatura, o profissional pode optar pela educação musical nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. A área acadêmica também é uma opção. "Neste caso, ao se ligar a uma universidade, o profissional desenvolverá atividades de pesquisa - musicologia, etnomusicologia, composição, análise -, ensino e extensão", diz.


  1. Projetos Desenvolvidos

  2. Origem do curso (Historia)
Muitas obras de arte da Antigüidade mostram músicos e seus instrumentos, entretanto não existem conhecimentos sobre como os antigos faziam seus instrumentos. Apenas umas poucas peças completas de música da Antigüidade ainda existem, quase todas do povo grego.

  1. Condições de Trabalho
O mercado de trabalho para músicos é bem concorrido. Cantores têm um bom campo de trabalho como vocalistas em gravação de discos, jingles ou trilhas sonoras, ou mesmo acompanhando artistas famosos. Cidades turísticas costumam oferecer oportunidades melhores do que as metrópoles para músicos populares. Já os eruditos encontram um mercado mais amplo nas grandes cidades. Há pesquisas que indicam que o setor de entretenimento tende a crescer acima da média nos próximos anos. Nesse caso, acontecerá o mesmo com o mercado para músicos. Representantes dos músicos vêm atuando no meio político pela volta do ensino obrigatório de música nas escolas fundamentais, o que abriria um grande número de vagas para professores.

  1. Qualificação Requerida
Esta carreira não exige um diploma, principalmente para quem se dedica à música popular. No entanto, quem quer tocar ou reger grandes orquestras tem que ter formação sólida em universidade ou conservatório. Para conseguir a carteira da Ordem dos Músicos é preciso submeter-se a uma prova. Para compositores é recomendável tocar um instrumento e ter bom conhecimento de teoria musical. Também é útil saber usar recursos eletrônicos para composição e execução de música. Compositores devem registrar suas obras na Escola Nacional de Música, apresentando partitura e letra da música. Devido à competição, instrumentistas, cantores ou compositores precisam, cada vez mais, de noções de marketing para criar oportunidades de trabalho.

  1. Recrutamento (como entrar na profissão: concurso, convite, currículo)

Varia. Há concurso em orquestras e universidade, para ser professor. Há também a possibilidade de trabalhar em escolas de música e em escolas de ensino fundamental, médio.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More