Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Medicina Veterinária


1.Origem do curso na UnB

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) foi criada através da Resolução do Conselho Universitário da Universidade de Brasília No. 012/97, de 14 de outubro de 1997, em substituição ao Departamento de Agronomia criado em 1966.
      Está estruturada em oito Áreas Acadêmicas, assim discriminadas: Agricultura, Anatomofisiopatologia e Reprodução, Ciências Sociais Aplicadas e Agronegócio, Clínica Veterinária, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária Preventiva, Solos e Zootecnia. Oferece regularmente dois cursos de graduação (Agronomia e Medicina Veterinária) e cinco de pós-graduação (Agronomia, Agronegócio, Ciência Animal, Saúde Animal e Residência Médica Veterinária). 
     A localização da FAV está concentrada no ICC sul, onde dispõe de área administrativa, salas de professores e laboratórios. Possui dois hospitais veterinários, um localizado no campus e outro na Granja do Torto. Conta ainda com área de apoio na Estação Experimental de Biologia, mas a principal base de apoio é a Fazenda Água Limpa (FAL).
Em síntese, a faculdade encontra-se fisicamente dispersa no campus e noutras dependências da UnB. O conhecimento das demandas, atuais e futuras, é indispensável para orientar a gestão da FAV, visando antecipar às oportunidades conjunturais e minimizar as ameaças do ambiente externo. .
    

2. O que faz o profissional :

Assim como a medicina, a medicina veterinária é uma carreira ampla, o veterinário podendo atuar desde o acompanhamento da saúde de animais de estimação urbanos até o controle de doenças em populações de grandes animais silvestres.
Além de controlar a saúde dos animais, o profissional de medicina veterinária pode atuar controlando a qualidade da produção de produtos industriais (indústrias de leite, carne e ovos por exemplo ) e também realizando pesquisas na área de zoonoses (doenças transmitidas ao homem a partir dos animais).

3.Perfil da profissão e habilidades:

A maioria dos alunos procura a graduação porque gosta de pequenos animais. Ou porque tem parentes proprietários de terras ou de cabeças de gado, por exemplo. No entanto, é necessário ter em mente que o curso vai além da clínica veterinária. É importante ter afinidade com matérias básicas como Matemática, Economia e Anatomia e estar com a mente aberta para as possibilidades de trabalho.


4. Currículo (o que estuda):

A graduação exige dedicação integral aos estudos. Nos períodos iniciais, os estudantes passam por disciplinas básicas, como Microbiologia e Patologia Clínica. A partir do quarto semestre, começam a colocar em prática o que aprendem durante o curso. É quando passam a atuar no Hospital Veterinário e na Fazenda Água Limpa. As duas unidades permitem o contato com animais de grande porte e de estimação. Ao término do curso, todos os alunos precisam fazer um estágio obrigatório de, no mínimo, um semestre. O trabalho desenvolvido durante essa fase será objeto do relatório final da graduação.

5. Duração do curso: 8 semestres (mínimo) / 18 (máximo). Recomendado: 10

6. Área de atuação- mercado de trabalho- recrutamento:

Em Brasília e em outras capitais, o mercado de pet shops está saturado. Porém, a graduação prepara os alunos para atuar em diversas áreas. As principais são a saúde pública veterinária, a inspeção e a tecnologia de alimentos, a zootecnia e reprodução animal e a proteção ao meio ambiente, que envolve o trabalho com animais silvestres, e o planejamento de programas públicos para o setor.
A forma de recrutamento é através de concurso público ou no setor privado, a melhor opção é enviar o currículo para os departamentos de recursos humanos. O estágio pode ser uma boa oportunidade para se ingressar no mercado. O processo de seleção, às vezes, é rigoroso: o candidato passa por prova de conhecimentos específicos, dinâmica de grupo e entrevistas.


7. Locais em que possui maior campo de atuação no mercado de trabalho / Perspectiva do mercado de trabalho

O Brasil é uma das maiores economias agropecuárias do mundo. O tamanho do território transforma o país em uma das nações que mais precisa ter atenção com a criação de animais. É nesse sentido que o trabalho dos veterinários torna-se fundamental. Apesar de ter esse nome, o profissional graduado em Medicina Veterinária é mais que um médico de bichos. A atividade desse especialista está sempre presente no cotidiano humano, principalmente quando se trata de saúde pública.

9. Áreas afins/ Carreiras relacionadas:


  • O médico veterinário pode atuar em clinicas de veterinária para animais de estimação (principalmente cães, gatos e aves ) onde vai atuar realizando exames, vacinas e cirurgias.

  • O profissional de medicina veterinária pode atuar em fazendas controlando a saúde dos rebanhos e crescimento da população animal.

  • O veterinário pode trabalhar em indústrias, onde juntamente com o profissional de engenharia de alimentos vai inspecionar e melhorar os processos de produção de alimentos de origem animal.

  • Por fim o profissional de medicina veterinária pode atuar em hospitais onde atua pesquisando e combatendo o avanço das zoonoses entre a população humana.
10. Quanto ganha (média salarial/ remuneração):

Salario médio inicial: R$1.160,00

11. Projetos afins desenvolvidos na unidade acadêmica

Além do Hospital Veterinário e da Fazenda Água Limpa, os estudantes podem colocar a mão na massa em um dos dez projetos de extensão de ação contínua que a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária mantém. Entre eles, o Cão Guia, que oferece cuidados veterinários a cães adestrados para acompanharem deficientes visuais. Outra iniciativa é o projeto Carroceiros. Nele, professores e estudantes examinam, gratuitamente, cavalos e burros de currais comunitários do Distrito Federal.


12. Formação necessária para o mercado de trabalho:

Habilitação: bacharelado em Medicina Veterinária

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More