Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Ciência Política


1.Origem do curso na UnB

Para Darcy Ribeiro, a missão da Universidade de Brasília, situada no centro geográfico do país, era tornar-se um pólo de irradiação científica, com docentes e pesquisadores capazes de formar quadros profissionais que contribuíssem para o desenvolvimento social da região, e dos demais países da América Latina. É no marco da utopia de Darcy Ribeiro que Brasília se torna sede do primeiro curso de graduação em Ciência Política no país cuja vocação seria voltada para atender as aspirações de jovens talentosos procedentes de todo o Brasil e demais localidades carentes de formação universitária de excelência
Dez anos depois, em 1970, a Ciência Política amplia suas atividades acadêmicas e passa integrar o Mestrado em Sociologia desenvolvendo pesquisa no âmbito da Sociologia Política. Professores de renome como Gláucio Soares, Alexandre Barros, José Carlos Brandi Aleixo, Vamireh Chacon e David Fleischer integraram o corpo de professores ministrando as disciplinas de Ciência Política.
Em 1976, é criado o Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais. No segundo semestre de 1983, o então Decano de Pesquisa e Pós-Graduação autoriza a instalação de dois Cursos de Mestrado, em Ciência Política e em Relações Internacionais. As primeiras turmas iniciam os seus estudos em março de 1984.
Após a redemocratização e com a instalação das atividades da Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988), professores e alunos do Departamento de Ciência Política participam ativamente, no Centro de Estudos e Acompanhamento da Constituinte (CEAC). Como resultado desse envolvimento no processo de formação da nova Constituição, a primeira dissertação do Mestrado em Ciência Política, defendida em dezembro de 1988, versava justamente sobre o tema da representação política nas duas subcomissões da Assembléia Nacional Constituinte.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política foi credenciado pelo MEC em 1989. Entre os anos de 1992 e 1998 obteve o conceito "A" nas avaliações realizadas pela CAPES. O período seguinte foi marcado pelo impacto da divisão entre o Instituto de Ciência Política (IPOL) e o Instituto de Relações Internacionais (IREL) e o conseqüente remanejamento de docentes entre as duas unidades. No triênio 1995-1997 o curso recebeu conceito nota 3. Refeito da divisão ocorrida, no período seguinte (1998-2000) o conceito subiu para 4.
Os indicadores de cumprimento dos objetivos do programa em relação à formação de mestres e estímulo à pesquisa têm sido recompensadores. Desde o início do Programa, foram formados mais de 188 mestres em Ciência Política. O mestrado tem capacitado os alunos para dar continuidade da pós-graduação em outros programas da UnB bem como em outros programas de excelência no país e no exterior, como a UFMG, USP, UNICAMP, IUPERJ, além de SUNY-Albany, Princeton University (USA), Johns Hopkins University e Université de Paris, entre outras.
No segundo semestre de 2006, uma comissão de professores elaborou uma proposta inicial de ampliação do nosso Programa de Pós Graduação através da criação de um Curso de Doutorado. O novo programa foi aprovado pela CAPES em Julho de 2007 e instituído em Março de 2008 com o ingresso dos primeiros doutorandos. A reformulação do programa envolveu também a reestruturação do Mestrado em Ciência Política. Hoje, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política conta com duas áreas de concentração: 1. Democracia e Democratização e 2. Política Brasileira.


2. O que faz o profissional:

Os cientistas políticos estudam os sistemas, as organizações e os processos políticos que incluem as estruturas governamentais e suas mudanças e as organizações relativas à segurança, direitos civis, justiça, educação, saúde, etc. Eles também estudam as estruturas organizações de empresas e entidades como sindicatos, federações associações, igrejas, etc.
Algumas pessoas dizem que o principal objeto de estudo da ciência política é o Estado. Outras, que é o poder. Entende-se por “Estado”, neste caso, uma instituição organizada política, social e juridicamente dentro de um território. Um exemplo é o Estado brasileiro, cuja legislação é definida na Constituição Federal. “Poder” é o exercício da autoridade ou da soberania através de influências ou da força. Na verdade tanto o Estado como o poder incluem o conjunto dos objetos de estudo da ciência política.
Há distinções, por exemplo, entre o autoritarismo (ou “poder autoritário”) e a ditadura (ou “poder ditatorial”). O autoritarismo é um regime político em que o governante se excede no exercício da autoridade sem respeitar liberdades individuais. Na ditadura, além do governante não respeitar as liberdades individuais, ele não é eleito pela população.


3.Perfil da profissão e habilidades:

O estudo da Ciência Política envolve diversas disciplinas das ciências humanas, como História, Geografia, Filosofia e Antropologia. O interessado em ingressar na graduação também precisa ter afinidade com o tema e muita disposição para a leitura.

4. Currículo (o que estuda):
A graduação investe em duas vertentes principais: o estudo da democracia e o estudo da forma como esse sistema político afeta a realidade brasileira. No currículo, destacam-se também para as relações entre mídia e política. Além disso, existe a proposta de constante valorização da identidade nacional. Um dos setores em expansão é o de estudos sobre questões afro-descendentes e indígenas.


5. Duração do curso: Mínimo: 6 (mínimo) / 12 (máximo). Recomendado: 8.

6. Área de atuação- mercado de trabalho- recrutamento:
Quando se fala em política, muitas pessoas pensam exclusivamente em corrupção e falta de ética. No entanto, é necessário lembrar que a política nasceu como uma forma de transformar a realidade e de garantir a igualdade de direitos entre os diferentes membros de uma sociedade. Nesse cenário, o cientista político é alguém que conhece profundamente a história dos processos políticos e tem habilidades para definir tendências e sugerir caminhos.
A forma de recrutamento como professor é através de concurso. No setor privado, a melhor opção é enviar o currículo para os departamentos de recursos humanos. O estágio pode ser uma boa oportunidade para se ingressar no mercado. O processo de seleção, às vezes, é rigoroso: o candidato passa por prova de conhecimentos específicos, dinâmica de grupo e entrevistas.


7. Locais em que possui maior campo de atuação no mercado de trabalho / Perspectiva do mercado de trabalho:
Quem se identifica com esse nicho pode prestar assessoria política aos órgãos públicos e às empresas privadas. No caso de Brasília, o mercado é amplo, com espaço nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Porém, as ofertas não estão só na capital: prefeituras também contam com serviços de consultoria na área. O bacharel em Ciência Política pode trabalhar em partidos, institutos de pesquisa ou com marketing político. No setor privado, o profissional pode atuar em bancos e indústrias como analista e organizador de estratégias políticas.


9. Áreas afins/ Carreiras relacionadas:
O bacharel em Ciência Política pode trabalhar em partidos, institutos de pesquisa ou com marketing político. No setor privado, o profissional pode atuar em bancos e indústrias como analista e organizador de estratégias políticas.


10. Quanto ganha (média salarial/ remuneração):

11. Projetos afins desenvolvidos na unidade acadêmica: Na UnB, o estudante pode participar de programas de iniciação científica desenvolvidos por professores do Instituto de Ciência Política (Ipol). O Ipol também promove anualmente a Semana da Política com palestras, seminários e workshops sobre um tema da atualidade.

12. Formação necessária para o mercado de trabalho:
Habilitação: Bacharelado em Ciência Política
Curso de Inglês

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More