Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Engenharia Eletrônica (campus UnB Gama)



  1. Origem do curso (na UnB)
O curso surgiu a partir da idéia de expansão através do programa REUNI e foi escolhido através da demanda do mercado de trabalho que precisava de profissionais com formação específica, mas também da necessidade de atender a população carente. Além de ser um curso que ainda não fazia parte do campus Darcy Ribeiro.

  1. O que faz

A Engenharia Eletrônica utiliza os princípios físicos da eletricidade e do magnetismo para a construção, a partir de componentes elétricos e eletrônicos, de uma vasta gama de equipamentos. Uma parte dos trabalhos concentra-se na eletrônica analógica, que envolve aplicações como captação, gravação, amplificação e reprodução de sinais sonoros e de vídeo. Entretanto, hoje, uma parte substancial do trabalho está ligada à eletrônica digital e, particularmente, aos microcomputadores e microprocessadores. Com essa tendência, a programação de alto e de baixo nível são componentes essenciais na formação do Engenheiro Eletrônico.


  1. Perfil da profissão

O profissional em Engenharia Eletrônica deve ser proficiente em várias áreas do conhecimento, como a Matemática, a Física, a Estatística e os tópicos específicos da Eletrônica. Deve também ter conhecimentos básicos acerca de outras engenharias, como a Engenharia Civil e a Engenharia Mecânica.

  1. Currículo ( o que estuda)

O Engenheiro Eletrônico deve ter um bom conhecimento dos diversos materiais elétricos e magnéticos usados na área, como a programação de microcomputadores. A eletrônica e os microprocessadores estão causando uma revolução na eletrônica embarcada, tornando os aparelhos usados no dia a dia cada vez mais inteligentes. Boa parte do trabalho que permite esse avanço é realizado pelo Engenheiro Eletrônico.

  1. Duração do curso (mínimo e máximo)

      1. anos

  2. Área de atuação – mercado de trabalho – recrutamento

Projeto de circuitos eletrônicos;
Documentação de circuitos eletrônicos;
Teste em circuitos eletrônicos;
Adaptação de circuitos eletrônicos à montagem de sistemas;
Manutenção de circuitos eletrônicos;
Venda de sistemas eletrônicos de alta complexidade;
Administração de empresas;
Ensino



  1. Locais em que possui maior campo de atuação mercado de trabalho

  2. Perspectiva do mercado de trabalho
Ampla área de atuação e favorecimento por falta de profissionais especializados

  1. Áreas afins / carreiras relacionadas


  1. Quanto ganha (média salarial/ remuneração)
R$ 2.000


  1. Condições de trabalho
Varia de acordo com o local de trabalho

  1. Projetos afins desenvolvidos na unidade acadêmica
Pesquisas com o apoio dos professores.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More