Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Biblioteconomia



1) Origem do curso (dentro da UnB):
Já há algumas décadas, a área vem trabalhando com a informação independentemente de seu suporte físico (discos, patentes, cds, vídeos, anais de congressos, manuscritos, cartazes, fotografias, histórias em quadrinhos, mapas, relatórios técnicos...) e da instituição que a possui. Assim, o objeto de estudo, as pesquisas, as atividades profissionais e o ensino na área deslocaram-se, historicamente, do eixo livro (suporte) para informação (conteúdo), do controle do acervo de uma biblioteca para o acesso à informação por meio de canais de comunicação "formais" (documentos) e "informais" (pessoas, redes eletrônicas, colégios invisíveis).
Uma definição proposta pela ALA (American Library Association), em 1992, afirma que o caráter essencial da Biblioteconomia e da Ciência da Informação volta-se para a informação e o conhecimento registrado ou registrável, bem como para os serviços e tecnologias para habilitar sua gestão e uso, abrangendo a criação, comunicação, identificação, seleção, aquisição, organização e descrição, armazenagem e recuperação, preservação, análise, interpretação, avaliação, síntese, disseminação e gestão da informação e do conhecimento.
De forma geral, os conteúdos lecionados nos mais de trinta cursos de graduação brasileiros em Biblioteconomia e em Ciência da Informação aproximam-se da definição explicitada acima. Entre esses cursos podemos citar o da Universidade de Brasília (UnB).
A história da graduação em Biblioteconomia na UnB, inicia-se em 1962, ano da fundação do curso. Desde período até os dias de hoje, o curso tem formado profissionais reconhecidos nacionalmente por sua competência técnica e acadêmica; as reformulações curriculares têm sido constantes com o objetivo de construir um currículo em sintonia com os acontecimentos sociais, políticos, históricos e científicos do país. Além disso, ao longo deste percurso, seu corpo docente buscou capacitação em universidades reconhecidas internacionalmente, fato primordial para um ensino de qualidade.
Por todos esses fatos, o curso de Biblioteconomia da UnB é um melhores do país. Recebe semestralmente, não só alunos brasileiros das diferentes regiões, como também alunos provenientes de outros países.


2) Grade Curricular (o que estuda):
 Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE)


3) Duração do curso:
De 3 a 7 anos, recomendado 4 anos.

4) Aptidão/ Habilidades / Requisitos Pessoais:

A graduação é indicada para pessoas comunicativas e com boa capacidade de organização. A essas características é preciso somar a calma e a motivação para manter-se atualizado.

5) Áreas de atuação
Para os que se identificam com esse nicho, o mercado de trabalho é amplo: além das bibliotecas, há opções em órgãos do setor público, universidades, centros de documentação e museus. Na iniciativa privada, os principais empregadores são os veículos de comunicação. Impressos ou eletrônicos, a maioria possui arquivo próprio, que serve como instrumento de pesquisa para a comunidade.

6)Perfil da profissão (o que faz)
Mais do que um guardião de livros e documentos, o bacharel em Biblioteconomia é, hoje, um agente de democratização do acesso à informação. A imagem estereotipada do bibliotecário ranzinza que vive cercado por uma montanha de publicações empoeiradas não existe mais. O profissional que trabalha nessa área deve ser receptivo, organizado e antenado com os avanços tecnológicos. A idéia é fornecer as informações que os usuários precisam com eficiência máxima.
7)Áreas afins / carreiras relacionadas:
Assim o mercado de trabalho abrange a área pública (poderes executivo, legislativo e judiciário) bem como os diferentes setores produtivos (setor bancário, telecomunicações, setor agrícola, setor têxtil, saúde...). Além disso, um dos mercados emergentes volta-se para o profissional autônomo.
O mercado de trabalho é amplo e continua em expansão. Em decorrência disso, a atualização profissional precisa ser constante. De forma geral, o mercado de trabalho exige profissionais comunicativos, criativos, com boa formação acadêmica, capazes de analisar, sintetizar e recuperar informações em diferentes idiomas, aptos para o uso de diferentes recursos da informática e capazes de oferecer produtos informacionais de forma rápida, precisa e adequados às necessidades informacionais do cliente.
8) Quanto ganha (média salarial/ remuneração):
não informado

9) Perspectivas de mercado de trabalho (locais em que possui mais campo de atuação):
Os principais empregadores encontram-se nos três poderes do setor público. Há também um setor potencial de trabalho no setor privado, especialmente na área educacional, em serviços de informação tecnológica para a indústria e em empresas prestadoras de serviços de informação.

10) Projetos Desenvolvidos (na UnB):

não informado

11) Recrutamento (como entrar na profissão: concurso, convite, currículo):
Não informado.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More