Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Pedagogia



1.Origem do curso na UnB

O projeto original da Faculdade de Educação foi concebido sob orientação do educador Anísio Teixeira, um dos idealizadores e fundadores da Universidade de Brasília, e então Reitor da UnB, em 1963. A FE que existia no Plano Orientador da UnB não se implantou de imediato. Em conseqüência da intervenção militar na Universidade de Brasília, (ocupada no dia nove de abril de 1964) - e de uma série de outras circunstâncias políticas nesse período, a FE somente começou a ser efetivamente implantada em 1966. Quatro anos depois estava em pleno funcionamento, tendo definidos seu estatuto e regimento, e oferecendo curso de graduação em Pedagogia, que foi reconhecido em dezembro de 1972. Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases em vigor, o curso oferecia várias habilitações: Magistério do 2º. Grau, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Administração Escolar, Inspeção Escolar, e a partir de 1975, Tecnologia Educacional. O mestrado foi implantado oficialmente em 1974, com duas áreas de concentração: Educação Brasileira e Planejamento Educacional e, posteriormente, Currículo. Atualmente, a Pós-Graduação inclui o Doutorado e define as três áreas como Aprendizagem e Trabalho Pedagógico, Políticas Públicas para a Educação e Tecnologias na Educação. Em 1988 foi realizada uma reforma curricular, fruto de demorada discussão. Em 1994 a Faculdade de Educação iniciou a oferta do primeiro curso noturno de graduação na UnB. Nova reformulação curricular foi realizada e está em vigor desde 2003. O atual Projeto Acadêmico também resultou de vários anos de discussão pela comunidade acadêmica da FE. Em razão desse processo, que se desenvolveu ao mesmo tempo em que se discutiam nacionalmente as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, o novo currículo já reflete, em grande parte, as diretrizes que vigoram desde abril de 2006

2. O que faz o profissional: O pedagogo pode atuar na área de: na Administração escolar (Gerenciar estabelecimentos de ensino, supervisionando o uso e a manutenção das instalações, além dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários ao funcionamento), no Ensino (Lecionar nas quatro primeiras séries do ensino fundamental), na Educação especial (Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência mental, visual, auditiva ou que apresentem outros problemas de comunicação), Orientação educacional (Dar assistência aos estudantes, orientando-os e ajudando-os no processo de aprendizado, com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos), na Pedagogia empresarial (Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições privadas), na Supervisão educacional (Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar e garantir a qualidade do ensino) e na Área de recursos humanos (Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa ou órgão público).

3.Perfil da profissão e habilidades: Paciência, comprometimento e paixão. É preciso ter capacidade de planejamento e execução de planos, dinamismo, criatividade, paciência , além de saber comunicar e transmitir idéias. Este profissional precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade

4. Currículo (o que estuda): são matérias fundamentais Sociologia Geral, Sociologia da Educação, História da Educação, Psicologia da Educação, Didática, Filosofia da Educação, Economia da Educação. Logo o pedagogo estudará basicamente Filosofia, Sociologia e História da Educação fazem parte do currículo básico. O aluno estuda também a estrutura do sistema escolar, métodos de atuação no primeiro e segundo grau, além de alfabetização pré-escolar. Orientação Vocacional para adolescentes também faz parte do aprendizado.
5. Duração do curso: Mínimo:6 Máximo: 12 Recomendado: 8

6. Área de atuação- mercado de trabalho- recrutamento: universidades como professoras (é exigido cursos de pós-graduação na área), em escolas privadas e públicas (nesta o ingresso é por meio de concurso público), escolas de ensino especial, áreas hospitalares, empresas, movimentos sociais, organizações militares e planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas para Educação Básica, na área de getao e supervisão escolar.

7. Locais em que possui maior campo de atuação no mercado de trabalho: o mercado de trabalho oferece muitas oportunidades de emprego. O setor público é o que mais contrata nas diversas áreas que o pedagogo pode atuar, oferecendo vaga em todos os lugares do país.

8. Perspectiva do mercado de trabalho: Engana-se quem acha que a atuação dos pedagogos resume-se a dar aulas para as séries iniciais dos ensinos infantil e fundamental. A base curricular da graduação prepara para a docência, mas esse profissional pode trabalhar em qualquer ambiente em que as relações humanas gerem processos pedagógicos. Há espaço no ambiente escolar de formação militar, em empresas e hospitais. Onde quer que atuem, os pedagogos são motivados pela vontade de transformar a realidade por meio da educação. O campo de atuação para o pedagogo é amplo. Há oportunidades para licenciatura em instituições privadas e públicas, nesse último caso, sempre por meio de concursos. Há também vagas para pedagogos na gestão de escolas e de sistemas de ensino em secretarias de Educação em nível municipal e estadual. Uma frente relativamente nova, a de educação não formal, apresenta cada vez mais oportunidades de trabalho para pedagogos em associações de bairro, movimentos sociais e ONGs. Em empresas privadas, o profissional também marca presença. Nos últimos anos, vem firmando-se a tendência de Companhias dos mais diversos perfis recorrerem ao trabalho do graduado em Pedagogia em processos como os de treinamento em recursos humanos. Em hospitais, a existência de brinquedotecas é obrigatória, e, portanto, o profissional pode atuar nessas instituições, auxiliando crianças doentes que enfrentam internação prolongada. Além disso, os graduados nesse curso também podem trabalhar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e escultura no ensino de jovens e crianças. O trabalho dos pedagogos é ainda valorizado em editoras, que contratam os profissionais para coordenar ou acompanhar o processo de publicação de obras didáticas e paradidáticas.


9. Áreas afins/ Carreiras relacionadas: Psicologia, Letras, Antropologia e cursos na área da saúde.

10. Quanto ganha (média salarial/ remuneração): Inicialmente R$ 1.000
11. Projetos afins desenvolvidos na unidade acadêmica:


  • Projeto Filosofia na Escola

O Projeto é uma atividade contínua de extensão da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), envolvendo professores e alunos da UnB e professores e alunos de escolas do Distrito Federal, numa aposta de que nem idades e nem lugares são empecilhos para o filosofar.


  • GENPEX-Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular (crianças, jovens, adultos e idosos) e estudos filosóficos e histórico–culturais – GENPEX

O Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular (crianças, jovens, adultos e idosos) e estudos filosóficos e históricos –culturais –GENPEX foram constituídos em abril de 2000 e está registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico –CNPq. Coordenam o GENPEX, o Professor Renato Hilário dos Reis e o Professor Cristiano Alberto Muniz. Podem fazer parte do grupo: pessoas da Sociedade Civil, particularmente movimentos populares (alfabetizados, alfabetizadas, alfabetizadores, alfabetizadoras, alfabetizandos, alfabetizandas, dirigentes) e outros organismos da sociedade civil; graduandos (as), graduados (as), pós-graduandos (as), pós-graduados (as), servidores (as) técnicos administrativos, pesquisadores e professores da UNB ou de outras universidades nacionais ou internacionais, e professores (as) e servidores (as) técnicos (as) administrativos (as) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.


  • PROJETO PARANOÁ- Projeto Paranoá: Alfabetização e Formação de Alfabetizadores (as) de jovens e adultos de camadas populares.

O Projeto Paranoá: Alfabetização e Formação em processo de alfabetizadores/alfabetizadoras de crianças, jovens e adultos de Camadas Populares é um projeto de ação contínua e tem como base o ensino-pesquisa-extensão. É um projeto desenvolvido entre o CEDEP (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá) e a UNB/GENPEX/FE, esta enquanto parceira do CEDEP desde 1987. O mesmo faz parte também, da proposta curricular do curso de Pedagogia, enquanto projeto III, IV, e V (Projeto final de Curso) que tem como finalidade à formação do Pedagogo (a) na perspectiva da práxis pedagógica: ação-reflexão-ação a partir da relação teoria e prática desde que o estudante chega na Faculdade de Educação. A prática educativa exercitada no CEDEP (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá/Itapoã) se dá pelos dirigentes do movimento popular organizado (MPO), alfabetizadores/as, alfabetizandos(as) e estudantes da UnB. Dessa forma, o Projeto Paranoá trabalha com a formação em processo de todos os atores, pelo movimento de construção permanente.

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