Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Saúde Coletiva



  1. Origem do curso no campus: Campus UnB Ceilândia teve origem na necessidade de ampliar o acesso da comunidade em geral à universidade o curso de Saúde Coletiva é um curso novo no Brasil e o primeiro do DF.

  2. O que faz o profissional: O curso de Gestão em Saúde é voltado à análise das necessidades de saúde em geral e de grupos sociais específicos, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

  3. Perfil da profissão e habilidades: É um profissional do campo da saúde coletiva com formação criticam reflexiva e humanista que atua em todos os níveis de atenção à saúde. É preparado para formular implantar, organizar monitorar e avaliar políticas, planos, programas, projetos, e serviços de saúde no contexto do SUS. É o trabalhador da saúde na sua dimensão coletiva.

  4. Currículo: São estudados conteúdos relacionados às Ciências Exatas, como processos, métodos e abordagens estatísticas como suporte à gestão em saúde. Além disso, são abordados conhecimentos das Ciências Biológicas e da Saúde, e das Ciências Humanas e Sociais, envolvendo a relação indivíduo/estado e sociedade, comunicação, educação, economia e administração, entre outros temas.

  5. Duração (Mínimo, Máximo, Recomendado): Mínimo: 8 Máximo: 16

  6. Área de atuação e Mercado de trabalho e Recrutamento: O profissional com formação em Gestão em Saúde atua nos três níveis políticos e administrativos do SUS (nacional, estadual e local), desenvolvendo atividades de: - formulação e implementação de políticas de saúde;
    - assessoria a outros organismos públicos e privados nas suas interfaces com a saúde, organismos de regulação no campo da saúde e similares, e dos sistemas complementares de saúde.

  7. Locais com mais campo de atuação: Secretaria de Saúde, Ministérios, Organismos internacionais.

  8. Perspectiva de mercado de trabalho: Assessorias de planejamento de gestão; Agências reguladoras; Prefeituras; Secretarias de saúde municipais e estaduais; Ministérios.

  9. Carreiras relacionadas: Área da Saúde.

  10. Salário: R$ 2.000,00 em média.

  11. Condições de trabalho:

  12. Projetos afins desenvolvidos na unidade: UnB Campus Ceilândia os estudantes participam de Projetos de Extensão, relacionados à atenção a saúde na comunidade local, Projetos de Iniciação Cientifica.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More