Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Enfermagem e Obstetrícia


É variação da Enfermagem, ocorrendo a especialização do aluno também no conjunto de técnicas e conhecimentos usado para gestantes, parturientes, recém-nascidos e familiares. O bacharel cuida do atendimento à gestante no período de pré-natal e parto, visando à normalidade no nascimento e à qualidade da saúde da mulher. Também presta assistência no pós-parto às mães e a recém-nascidos durante o período neonatal – primeiros 28 dias de vida – e dá apoio psicológico à família da gestante.

Atuam em postos de saúde, unidades básicas, casas de parto, hospitais, maternidades e clínicas, tanto do setor privado como do público, está habilitado a realizar parto normal com uma equipe médica ou mesmo sozinho. Pode atender em domicílio, auxiliando o parto normal.

No pré-natal, faz os procedimentos para verificar se a gestação está transcorrendo bem, como a medição da circunferência da barriga e o controle da pressão arterial. Pode pedir exames médicos, como ultrassonografia.

Caso haja problemas com a mãe ou o bebê, encaminha a paciente ao médico especialista.

Quanto ganha (média salarial/ remuneração)
O salário médio inicial do profissional em enfermagem varia de acordo com sua especialidade, a região onde atua e o porte da empresa contratante, girando em torno de R$ 1.700,00.
Duração do curso
4 anos.

Grade Curricular (o que estuda)
O currículo é composto por disciplinas da área de ciências biológicas como bioquímica, citologia, microbiologia, histologia, e anatomia, mas também inclui disciplinas como procedimentos laboratoriais, psicologia, sociologia e administração. Parte do curso é dedicada a atividades práticas quando o aluno passa a atender pacientes na enfermaria.

Área de atuação
O campo de trabalho para o profissional em Enfermagem é vasto. Ele poderá atuar com enfermagem do trabalho, implementando programas de saúde dentro de empresas; enfermagem de resgate, participando da equipe de paramédicos, enfermagem médico-cirúrgica, auxiliando os médicos em cirurgias e cuidando dos pacientes no pós-operatório.
Outro campo de trabalho que tem se aberto para os enfermeiros é o que envolve os serviços de home care, atendimento domiciliar de pacientes que fazem a recuperação em casa e com enfermagem psiquiátrica, auxiliando os médicos nos tratamentos de distúrbios psicológicos.

O que faz
O profissional em Enfermagem é especializado na recuperação e na promoção da saúde, assim com na prevenção de doenças. Trabalha em uma equipe multidisciplinar, em conjunto com médicos, administradores, auxiliares de enfermagem, psicólogos e nutricionistas, podendo atuar em todos os níveis organizacionais das instituições de saúde.
Ele cuida desde a alimentação dos pacientes, em conjunto com os nutricionistas, da higiene no local de trabalho, administração de medicação, aplicação de curativos, cuidados intensivos em UTI’s, auxilia os médicos na elaboração de diagnósticos e prescrição de medicamentos, assim como pode exercer trabalho administrativo nas instituições de saúde.

Perfil da profissão
Biologia e Química são as disciplinas que mais têm relação com o curso. Porém, as Ciências Humanas também são importantes para os que atuam na área. Por ser uma profissão em que os “objetos” de trabalho são as pessoas, o curso de Enfermagem e Obstetrícia depende também de conceitos de Antropologia e Sociologia, por exemplo.

Aptidão/ Habilidades / Requisitos Pessoais
Solidariedade, capacidade de ouvir e falar, sensibilidade, empatia, não apresentar medo quanto aos problemas que envolvem o corpo humano.

Áreas afins / carreiras relacionadas
Não se restringe apenas às clínicas e hospitais. Ele poderá atuar na área de saúde coletiva, em programas governamentais, executando atividades educativas na comunidade e todo tipo de pesquisas sociais concernentes à área de saúde, além de auditorias em saúde e atuação em todo e qualquer tipo de organização.

Locais em que possui mais campo de atuação
Hospitais e Clínicas, além do Home Care.

Perspectivas de mercado de trabalho
No passado, os enfermeiros estavam muito ligados ao contexto hospitalar. Porém, a concepção de cuidado com a saúde está se ampliando e o ato de cuidar pode ser praticado em outros ambientes. Um dos espaços em grande expansão é o de atenção básica à saúde, no qual profissionais atuam na prevenção a doenças. Ao concluir a graduação, o aluno estará preparado para assumir cargos de gerência em serviços de saúde. Apenas para se ter uma idéia de como o campo é variado, um enfermeiro pode atuar até mesmo como analista de recursos de alto custo em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Origem do curso (Historia)
Nos séculos XII e XVI, sob exploração deliberada, considerada um serviço doméstico, pela queda dos padrões morais que a sustentava, a prática de enfermagem tornou-se indigna e sem atrativos para as mulheres de casta social elevada. Esta fase tempestuosa, que significou uma grave crise para a Enfermagem, permaneceu por muito tempo, e apenas no limiar da revolução capitalista, é que alguns movimentos reformadores, que partiram principalmente de iniciativas religiosas e sociais, tentam melhorar as condições do pessoal a serviço dos hospitais. (COREN-RJ,2005)
No mundo moderno, as práticas de saúde analisam as ações de saúde e, em especial, as de Enfermagem, sob a ótica do sistema político-econômico da sociedade capitalista, ressaltando o surgimento da Enfermagem como atividade profissional institucionalizada. Esta análise inicia-se com a Revolução Industrial no século XVI e culmina com o surgimento da Enfermagem moderna na Inglaterra, no século XIX.

Condições de Trabalho
Em hospitais, onde o serviço é ininterrupto, o profissional de enfermagem pode trabalhar em plantões noturnos ou durante o dia, sempre de prontidão para realizar cuidados com a saúde dos pacientes. No caso do Home Care, há também o revezamento entre profissionais para o cuidado do paciente, caso esse necessite de vigilância constante do profissional.

Qualificação Requerida
Depende do cargo a ser ocupado:
a) Nível Superior – Bacharelado: Duração média de 4 anos em período integral, com estágio obrigatório, sendo que algumas escolas exigem, também, a apresentação de um trabalho de conclusão de curso(TCC).
b) Nível Superior – Licenciatura: Duração média de 4 anos. Os cursos de licenciatura em Enfermagem costumam se apresentar como um complemento dos estudos do bacharelado.
c) Nível Médio – Curso Técnico: Duração média de 2 anos. O curso técnico em enfermagem é um curso profissionalizante para alunos do 3º ano do ensino médio, ou que já o tenho concluído, onde ele opta pelas disciplinas específicas da área.

Recrutamento (como entrar na profissão: concurso, convite, currículo)
É feito pela análise de currículo, concurso ou por convite em empresas particulares.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More