Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Educação do Campo


1.Origem do curso no campus:
O curso de Graduação de Licenciatura em Educação do Campo, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE - da Universidade de Brasília, e cuja primeira turma teve inicio em 2007, atende à demanda formulada pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior e da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade, endereçada à Universidade de Brasília mediante carta-convite em novembro de 2006. Tem como objeto a escola de Educação Básica do Campo, com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

2.O que faz o profissional:
O Curso pretende formar e habilitar profissionais na educação fundamental e média que ainda não possuam a titulação mínima exigida pela legislação educacional em vigor, quer estejam em exercício das funções docentes, ou atuando em outras atividades educativas não escolares junto às populações do campo. O curso tem a intenção de preparar educadores para uma atuação profissional que vai além da docência, dando conta da gestão dos processos educativos que acontecem na escola e no seu entorno.

3.Habilidades que o profissional do curso deve ter:

Desejar ser um educador.

4.Currículo(disciplinas do curso):
A matriz curricular desenvolve uma estratégia multidisciplinar de trabalho docente, organizando os componentes curriculares em quatro áreas do conhecimento: Linguagens; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Agrárias.
A organização curricular prevê etapas presenciais (equivalentes a semestres de cursos regulares) em regime de alternância entre Tempo/Espaço Escola-Curso e Tempo/Espaço Comunidade-Escola do Campo, tendo em vista a articulação intrínseca entre educação e a realidade específica das populações do campo, bem como a necessidade de evitar que o ingresso de jovens e adultos na educação superior reforce a alternativa de deixar de viver no campo. A carga horária total prevista é de 3525 horas/aula e 235 créditos, integralizadas em oito etapas (semestres) presenciais, integralizando 4 anos de curso.

5.Duração(mínimo,máximo,recomendado)
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Número de semestres: 7 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8
Quantidade de créditos para formatura: 235


6.Área de atuação e mercado de trabalho:
- Na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo.
- Na docência em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso.
- Na gestão de processos educativos nas comunidades: preparação específica para o trabalho formativo e organizativo com as famílias e ou grupos sociais de origem dos estudantes, para liderança de equipes e para a implementação de iniciativas e ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável que incluam a participação da escola.
- Na gestão de processos educativos nas comunidades: preparação específica para o trabalho formativo e organizativo com as famílias e ou grupos sociais de origem dos estudantes, para liderança de equipes e para a implementação de iniciativas e ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável que incluam a participação da escola.

7.Locais com mais campo de atuação
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O curso tem o objetivo de formar educadores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, para atuar na Educação Básica em escolas do campo

8.Carreiras relacionadas:

Pedagogia e licenciaturas.

9.Salário:

Varia de um salário mínimo ao salário de um professor concursado.
10.Citar alguns projetos desenvolvidos na universidade:
- A Construção da Sustentabilidade no Assentamento Colônia I - Unindo Forças para Viver e Preservar
Desde 1996, o Decanto de Extensão da Universidade de Brasília, através do Grupo de Trabalho de Apoio à Reforma Agrária – GTRA desenvolve projetos multidisciplinares de formação de trabalhadoras/es rurais, em cerca de cinqüenta assentamentos da região do Distrito Federal e Entorno.  Formação de técnicos e agricultores. Participam do projeto 7 bolsistas e professores da FUP, 15 famílias e 4 técnicos agrícolas da comunidade.
Profª. Mônica Castagna Molina
Área de Formação: Sociologia e Desenvolvimento Sustentável
Subáreas de interesse: Sociologia Rural e Sociologia da Educação, Educação do Campo
Este é um dos projetos que são realizados pelos alunos de educação do campo, existem vários outros.

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