Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

História


1.Origem do curso na UnB

O estudante interessado em torna-se um historiador deve estar consciente de que a História é um dos mais antigos saberes constituídos pela civilização. Com a Filosofia e a Literatura (poesia e teatro) a História está presente desde os primeiros momentos da nossa tradição ocidental. O esforço sistemático de compreensão racional do passado, resultando em uma obra escrita, remonta ao grego Heródoto, no século V a.C. No século XIX, com o desenvolvimento de vários instrumentos de pesquisa e de análise do documento, a História ganhou assumiu sua pretensão metódica de cientificidade. Ao buscar estabelecer os fatores explicativos confiáveis da ação humana no passado, a História ganhou reconhecimento entre as chamadas Ciências Humanas e Sociais. Hoje em dia, a construção do saber histórico tem consciência das variáveis de sua produção, de que dependem a verdade e a objetividade sociais a que se candidata. Assim, os historiadores hoje dedicam-se também às formas de apresentar o resultado de suas pesquisas não só na historiografia, isto é, nas narrativas historiográficas, mas igualmente no ensino e na formação dos novos historiadores. A História, por ser científica, dialoga com os demais campos do saber, como a Literatura, a Filosofia, a Política, a Antropologia, a Sociologia, o Direito, a Economia, pois o produto final do trabalho do historiador é um texto científico de múltiplas facetas, uma composição literária, em estilo que permita ser lido com prazer. Os futuros historiadores, portanto, devem buscar não só a competência em lidar com as fontes documentais e de outra natureza (visuais, plásticas, arquitetônicas, etc.), com a bibliografia acumulada ao longo das tradições e presente nas bibliotecas e arquivos, mas igualmente desenvolver a habilidade narrativa, com o ofício do escritor.
Em particular desde o século XIX, a História desempenha um papel relevante na construção da identidade de várias nações. Assim como cada indivíduo tem uma memória pessoal, cada sociedade constrói uma memória coletiva, cada Estado promove uma “marca” própria. Certamente, os historiadores estão entre os principais artífices da memória coletiva, responsáveis não só pela constituição de um passado coletivo, nacional, como pela vigilância dos usos e abusos que deste passado possam vir a ser feitos. Há quem diga que, em função da contemporânea globalização, as histórias nacionais estão em baixa. Não é verdade. Hoje, ao mesmo tempo em que se assiste à mundialização econômica e cultural, verifica-se o recrudescimento das identidades, étnicas, religiosas e também nacionais.


2. O que faz o profissional:
Historiador é o profissional que estuda/pesquisa o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos.
3.Perfil da profissão e habilidades:

Interesse por questões sociais e por leitura, capacidade de reflexão, de argumentação e transmissão de idéias, senso crítico, capacidade de pesquisa, meticulosidade. Gostar de ler e escrever muito. Outra habilidade importante é o conhecimento de, no mínimo, uma língua estrangeira e de funções básicas de informática. O interessado deve ser criativo, ter vontade de descobrir novos assuntos e manter o espírito crítico.

4. Currículo (o que estuda):

Ao longo dos semestres, os estudantes passam por até quatro fases do estudo de História Antiga, Medieval, Brasileira, da América, Moderna e Contemporânea. O curso tem duas habilitações: a licenciatura, direcionada ao magistério, e o bacharelado, voltado à pesquisa. Na primeira, são exigidas disciplinas na área de pedagogia e um estágio supervisionado – para o qual os alunos da UnB têm vaga garantida na rede pública do Distrito Federal. Se optar pelo bacharelado, o estudante poderá desenvolver pesquisas em disciplinas específicas da História. Há, ainda, a possibilidade de escolher a dupla habilitação.
O curso de Graduação em História da UnB oferece duas habilitações:

a) a licenciatura, voltada para a preparação para o magistério no ensino fundamental e médio;

b) o bacharelado, destinado a habilitar o profissional para a pesquisa.

Para a licenciatura é obrigatório o cumprimento de disciplinas pedagógicas e do estágio supervisionado. No caso do bacharelado, o aluno poderá desenvolver uma pesquisa histórica em disciplina específica, sob a supervisão de um docente. Há a possibilidade de, concomitantemente, cursar-se as duas habilitações.
Para os graduados em História, a UnB oferece também a possibilidade de cursar uma Pós-Graduação em História. O acesso à pós-graduação é feito uma vez ao ano, por processo seletivo específico. São oferecidos os cursos de Mestrado e Doutorado, organizados em torno de três Áreas de Concentração: História Cultural, História Social e Estudos Feministas e de Gênero.

5. Duração do curso: Mínimo: 6 semestres / 14 (máximo). Recomendado: 8

6. Área de atuação- mercado de trabalho- recrutamento:

Ensino: Lecionar história geral ou do Brasil para o ensino fundamental, médio e superior ou cursos pré-vestibulares.

Memória empresarial: Pesquisar a história de empresas e instituições e apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Pesquisa: Investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.

O profissional em formação em História encontra se tradicionalmente ligado à área do magistério, podendo exercer essa atividade nas escolas de ensino fundamental e médio, no caso de ter alcançado a licenciatura na graduação, ou nos estabelecimentos de ensino superior, quando portador de diploma de pós-graduação. Nos últimos tempos, entretanto, cada vez mais os historiadores têm encontrado formas novas de exercer suas aptidões. O campo da pesquisa tem aberto, neste sentido, caminhos instigantes, seja pela via de trabalhos de consultoria para cinema e televisão (assessorando a produção de novelas e minisséries, por exemplo), seja através da atuação em organizações (principalmente as não governamentais ONGs), interessadas em trabalhar fenômenos sociais atuais cuja perspectiva histórica esclarece nuances que permaneceriam imperceptíveis. Outros importantes campos de atuação para o historiador são aqueles ligados aos mais variados tipos de informação: arquivos, museus, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo) etc. Os historiadores são também, e cada vez mais, requisitados para trabalhar como assessores políticos. Uma outra possibilidade diz respeito à constituição de empresas de consultoria e assessoramento em áreas as mais diversas.
Outros importantes campos de atuação para o historiador são aqueles ligados aos mais variados tipos de informação: arquivos, museus, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo) etc. Os historiadores são também, e cada vez mais, requisitados para trabalhar como assessores políticos. Uma outra possibilidade diz respeito à constituição de empresas de consultoria e assessoramento em áreas as mais diversas.
A forma de recrutamento como professor é através de concurso. No setor privado, a melhor opção é enviar o currículo para os departamentos de recursos humanos. O estágio pode ser uma boa oportunidade para se ingressar no mercado. O processo de seleção, às vezes, é rigoroso: o candidato passa por prova de conhecimentos específicos, dinâmica de grupo e entrevistas.



7. Locais em que possui maior campo de atuação no mercado de trabalho / Perspectiva do mercado de trabalho:

Hoje, as instituições de ensino continuam sendo opções muito frequentes para os graduados desse curso, mas elas têm dividido espaço cada vez maior com atividades bem diversificadas, como os ramos da memória empresarial, da museologia e da restauração.As empresas, por exemplo, têm requerido mais e mais profissionais formados em história para organizar e montar o acervo de sua própria trajetória.
Seja qual for à atuação no mercado, os professores dos cursos de história são unânimes: quem escolhe prestar vestibular para essa carreira deve saber que enfrentará uma graduação com uma carga muito grande de leitura sobre uma ciência que não para nunca. Afinal, a cada dia que passa, a história fica um dia mais longa.Fonte: Folha de São Paulo

9. Áreas afins/ Carreiras relacionadas:

O profissional com formação em História encontra-se tradicionalmente ligado à área do magistério, podendo exercer essa atividade nas escolas de ensino fundamental e médio, no caso de ter alcançado a licenciatura na graduação, ou nos estabelecimentos de ensino superior, quando portador de diploma de pós-graduação. A experiência de pesquisa e a aptidão de realizá-la com qualidade e autonomia são requisitos para a atividade acadêmica em estabelecimentos de ensino superior.Nos últimos tempos, entretanto, os historiadores têm encontrado formas novas de exercer suas competências. Além do ensino e da pesquisa universitária, importantes campos de atuação para o historiador são aqueles ligados aos mais variados tipos de informação: arquivos, museus, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo) etc. Nos últimos decênios, o campo da pesquisa tem aberto caminhos instigantes, um deles, a atuação em organizações (principalmente as não-governamentais - ONGs), interessadas em compreender fenômenos sociais atuais cuja perspectiva histórica esclarece nuanças que, de outra forma, permaneceriam imperceptíveis. Os historiadores são também requisitados para trabalhar como assessores políticos.

10. Quanto ganha (média salarial/ remuneração): Salário médio inicial: R$ 872,00
11. Projetos afins desenvolvidos na unidade acadêmica
Todos os professores do Departamento de História são doutores, muitos com formação fora do Brasil. Os alunos têm à disposição um laboratório de informática e laboratórios de estudos clássicos, antigos e medievais, entre outros.
12. Formação necessária para o mercado de trabalho:
O registro do diploma no MEC é obrigatório para ambas as habilitações. Entre as entidades que hoje reúnem historiadores temos: a Associação Nacional de História ANPUH, que também funciona a partir de núcleos regionais; a Sociedade de Estudos Históricos; a Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino Americana e Caribenha ANPHLAC; a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos; a Associação Brasileira de História Oral, dentre outras.
Para exercer o magistério no ensino fundamental e médio, é preciso ter bacharelado e licenciatura em história. Para o ensino universitário, a licenciatura não é necessária, mas quase sempre é preciso ter o grau de mestre ou doutor. Programas de mestrado e doutorado em história da cultura, do Departamento de História da PUC do Rio, constituem excelente qualificação para prestadores de serviços de consultoria na área de produção cultural em geral.

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