Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Ciências Farmacêuticas



1) Origem do curso (dentro da UnB):
 A graduação é voltada para a formação de um profissional com o perfil clínico/industrial. Nos dois primeiros anos, os alunos têm aulas comuns a todas as profissões da saúde. Depois, partem para disciplinas mais práticas, como Química Farmacêutica, Economia e Administração Farmacêutica. Os estudantes precisam fazer dois semestres de estágio obrigatório, divididos entre a parte clínica e a industrial.

2) Grade Curricular (o que estuda):
vide site da UnB


3) Duração do curso:
De 4 a 7 anos, recomendado 5 anos.

4) Aptidão/ Habilidades / Requisitos Pessoais:
As duas disciplinas que imperam durante o curso são Química e Biologia. Para adaptar-se bem à graduação, o aluno deve ser criativo, ter pensamento objetivo, percepção ampla e flexibilidade.

5) Áreas de atuação
A atuação dos farmacêuticos divide-se em três grandes áreas. Quem seguir no setor de análises clínicas, pode trabalhar em laboratórios e hospitais, tanto na realização de exames, como na interpretação dos resultados. Outra opção é o controle da produção de alimentos. O terceiro campo está na parte clínica e industrial. Nesses contextos, o farmacêutico pode atuar com o desenvolvimento de medicamentos, compra de insumos e atendimento em drogarias. Outra alternativa, bastante comum em Brasília, é o trabalho junto a órgãos públicos, tanto na elaboração de políticas, como no controle sanitário.
6)Perfil da profissão (o que faz)
Tudo que está relacionado a medicamentos, como descoberta, produção, controle de qualidade e venda, passa pelas mãos de um farmacêutico. É ele quem orienta a população e apoia outros profissionais da saúde. Mais que um atendente de drogaria, o trabalho do farmacêutico é fundamental para garantir o correto desenvolvimento e consumo adequado da medicação.
7)Áreas afins / carreiras relacionadas:
Medicina, biologia, química.
8) Quanto ganha (média salarial/ remuneração):
não informado

9) Perspectivas de mercado de trabalho (locais em que possui mais campo de atuação):
Laboratórios, hospitais, serviço publico.

10) Projetos Desenvolvidos (na UnB):

não informado

11) Recrutamento (como entrar na profissão: concurso, convite, currículo):
Não informado.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More