Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Letras Português

1) Origem do curso (dentro da UnB):

O Instituto de Letras da Universidadede Brasília- IL antigamente denominado Instituto Central de Letras - foi fundado em 1962 e em 1974 por força do novo Estatuto da Universidade de Brasília- aprovado em 1970 - passou a chamar-se de Instituto de Letras. Em 1963-1964 o IL estava organizado em quatro departamentos (Linguística, Língua Portuguesa, Teoria Literária e Literatura Brasileira), três centros (Centro de Estudos Clássicos, Centro Brasileiro de Estudos Portugueses e Centro de Estudos das Culturas e Línguas Indígenas, este último em associação com o Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas) e mantinha, com professores de carreira especial, ensino instrumental das línguas portuguesa, francesa e inglesa, foi logo reduzido a um só departamento, naturalmente heterogêneo e disfuncional, e teve extintos os três centros de estudos. Hoje o Instituto de Letras, é composto pelos Departamentos de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET); Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), e de Teoria Literária e Literaturas (TEL) e sob uma nova diretoria se propõe a, dentro de um olhar crítico sobre o passado, planejar o futuro, com transparência, motivação e criatividade.

2) Grade Curricular (o que estuda):

Quem pretende ingressar no Curso de Letras deve estar ciente de que vai receber uma formação ampla e aprofundada dos conteúdos específicos do Curso, os quais se subdividem em três grandes áreas: formação em teoria e análise lingüística,  formação em língua portuguesa, formação em teoria literária e na literatura específica da habilitação. Os licenciandos (futuros professores) recebem também uma formação na área pedagógica.

3) Duração do curso:

Número de semestres: 6 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8 semestres.

4) Aptidão/ Habilidades / Requisitos Pessoais:

O futuro profissional de língua/linguagem deve desenvolver autonomia, discernimento e capacidade de refletir a respeito dos problemas com os quais vai se deparar em sua prática, para que possa construir alternativas teórico-metodológicas adequadas à realidade social com que irá se confrontar, no mercado de trabalho.

5) Áreas de atuação e 6) Perfil da profissão (o que faz) e 7) Áreas afins / carreiras relacionadas:

Os licenciados em Letras atuam como professores da língua correspondente à habilitação em que se formaram. Essa atuação pode se dar em escolas de nível fundamental e médio, públicas ou privadas, em escolas de idiomas, ou em cursos de diversas naturezas. Os bacharéis desenvolvem atividades relacionadas predominantemente à leitura e à produção de textos (incluindo-se atividades de revisão e editoração), e tem campo aberto nos orgãos da administração pública e privada, nas editoras e gráficas, entre outros.  Licenciados e bacharéis são preparados também para desenvolver pesquisa acadêmica, na área de sua formação.

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