Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Fisioterapia


  1. Origem do curso no campus: Campus UnB Ceilândia teve origem na necessidade de ampliar o acesso da comunidade em geral à universidade o curso de Fisioterapia é o primeiro curso em instituição publica do DF.
  2. O que faz o profissional: A Fisioterapia é uma profissão da área da Saúde cuja finalidade é estudar o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades.
  3. Perfil da profissão e habilidades: O fisioterapeuta cuida da capacidade física das pessoas, famílias e comunidades. A finalidade é preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções.
  4. Currículo: As disciplinas das ciências biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, contem muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos de curso. Estuda-se saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento, como a massoterapia (massagem), termo terapia (aplicação de calor ou frio) ou hidroterapia (por meio da água). O estágio é obrigatório no último ano e, normalmente, feito em clínicas das próprias faculdades ou em hospitais conveniados.
  5. Duração (Mínimo, Máximo, Recomendado): Mínimo: 8 Máximo: 16
  6. Área de atuação e Mercado de trabalho e Recrutamento: Hospitais; Clinica; Ambulatórios; Consultórios; Escolas; Programa de Saúde da Família; Centros de Reabilitação; Centros Esportivos, Perícias Judiciais.
  7. Locais com mais campo de atuação: O mercado é mais receptivo no Sudeste, que concentra cerca de um terço das instituições de ensino que formam fisioterapeutas. Mas, como essa região é bastante concorrida, uma alternativa é migrar para outras cidades do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, que estão menos saturadas.
  8. Perspectiva de mercado de trabalho: A atuação do fisioterapeuta vai desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a eleição e execução dos procedimentos fisioterápicos pertinentes a cada situação.
  9. Carreiras relacionadas: Área da Saúde.
  10. Salário: R$ 2.000,00 em média.
  11. Condições de trabalho:
  12. Projetos afins desenvolvidos na unidade: UnB Campus Ceilândia os estudantes participam de Projetos de Extensão, relacionados à atenção a saúde na comunidade local, Projetos de Iniciação Cientifica.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More