Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Engenharia de Redes de Comunicação



  1. Quanto ganha (média salarial/ remuneração)?
Inicial – média de: R$2.500,00. Experiência – média de: R$ 5.643,00.

  1. Duração do curso?
Mínimo: 9 semestres/ Máximo: 18 semestres/ Recomendado: 10 semestres.

  1. Grade Curricular (o que estuda?)
Cálculo, Física, Introdução a Álgebra Linear, Fundamentos de Redes, Probabilidade e Estatística, Sistemas de Programação, Redes de Comunicação de Dados entre outros.

  1. Área de atuação?
A área cresceu muito nos últimos anos e deve se expandir ainda mais com a chegada da tevê digital ao Brasil.

  1. O que faz?
Os engenheiros de redes atuam basicamente em concessionárias de telecomunicações, provedores de serviços de redes, empresas usuárias de serviços de redes, bancos, empresas de consultoria e processamento de dados, universidades e centros de pesquisa, indústrias de telecomunicações e nos setores de tecnologia da informação e da comunicação dos órgãos públicos.

  1. Perfil da profissão/Aptidão/Habilidades?
Além da facilidade com disciplinas exatas, o estudante precisa gostar de computadores e ter habilidade para trabalhar em equipe. O interesse pelas novidades tecnológicas é fundamental para quem quer se dar bem na profissão.

  1. Áreas afins?
Empresas de comunicações, Empresas de Serviços de Rede, Bancos, Centros de Pesquisa entre outros.

  1. Locais em que possui mais campo de atuação?
Locais que possuem, principalmente, grandes empresas que ofereçam serviços de rede; empresas de telecomunicações.

  1. Perspectivas de mercado de trabalho?
As perspectivas de trabalho são muito boas, a área cresceu muito nos últimos tempos. E, principalmente, as empresas de telecomunicações necessitam de profissionais nesta área.

  1. Projetos Desenvolvidos?
- Rede de Dados, Voz e Imagem - Rede Nova Sede Rosenberger Domex Telecom-FEV/2010.

• Desenvolvimento do projeto completo de telefonia e rede sob a planta da nova sede da empresa.

• Solução englobando infra-estrutura, produtos e serviços para a adequação do sistema de cabeamento estruturado, wireless lan e fibras ópticas para a transmissão de dados, voz e imagem com disponibilidade de acesso à rede central Rosenberger Alemanha.

• Implementação de solução híbrida (Óptico + Cabling)

• Projeto e implementação de solução em telefonia IP.

Projeto Infovia de Brasília: O projeto é liderado pela UnB associada com a operadora regional de telecomunicações A Infovia de Brasília é um projeto de pesquisa em tecnologias da Internet2 que objetiva a implantação de uma rede metropolitana de alta velocidade na cidade de Brasília e a aplicação dessa rede em experimentos de tecnologias da informação tais como telemedicina, geoprocessamento, gerência e segurança de redes, aplicações multimídia, ensino à distância.
O projeto começou oficialmente em outubro de 1999, com assinatura de um convênio de financiamento do projeto pelo CNPq. O projeto integra-se ao programa de implantação da Internet2 brasileira RNP2.

  1. Origem do curso (História)?
O curso é programado pela Universidade de Brasília, mantido pelos Professores do Departamento de Engenharia Elétrica da referida instituição, para atender a demanda dos servidores do Governo do Distrito Federal, em conformidade à contratação efetivada pela Secretaria de Gestão Administrativa e executado no âmbito da Escola de Governo, ambas do Distrito Federal.
O curso oferecido tem por objetivo capacitar profissionais na área de Tecnologia de Informação apresentando ferramentas conceituais e operacionais que tratam, entre outros, de tópicos como planejamento e gestão de tecnologias da informação (TI).

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More