Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Agronomia




  1. Quanto ganha (média salarial/ remuneração)?
Em média R$4.000,00


  1. Duração do curso?
Número de semestres: 8 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 10


  1. Grade Curricular (o que estuda?)
O curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária compreende cinco áreas: Agricultura, Engenharia Agrícola, Solos, Ciências Sociais Aplicadas e Agronegócio, e Zootecnia, as quais dão embasamento para a escolha da melhor solução para o uso da terra. No último semestre, o estudante deve passar por um estágio obrigatório.


  1. Área de atuação?
A globalização e a internacionalização da economia exigem das nações cada vez mais preparo para lidar com a concorrência. No Brasil, um dos nichos que requer bastante investimento é o campo. Com dimensões continentais, o país tem potencial para a agricultura e a pecuária, mas precisa saber onde e como direcionar os recursos. É aí que entra o trabalho do agrônomo, profissional que alia a ciência com a habilidade para tratar da terra.

Pontos Positivos da Profissão de Agrônomo: A principal vantagem do curso de Agronomia são os campos de atuação e o potencial econômico brasileiro nesta área. É possível ter atuação em Zootecnia, Solos, silvicultura e Produção Agroindustrial. Além disso, existe a possibilidade de Engenheiros Agrônomos atuarem em novas regiões, assim como no Norte do país.



  1. O que faz?
Cursar Agronomia vai muito além do lidar com o solo e com a terra. Segundo o coordenador do curso de Agronomia da Universidade de Brasília (UnB), José Américo Soares Garcia, o agrônomo é um profissional bastante eclético. "A habilidade do agrônomo é, de uma forma geral, muito ampla, pois trabalha com a interação dos três reinos: animal, vegetal e mineral".


  1. Perfil da profissão?
Quem gosta de Biologia, Química e Física pode se dar bem no curso de Agronomia. Porém, é fundamental que o interessado esteja familiarizado com o assunto. Uma dica é ler bastante sobre o tema e conhecer as áreas de atuação. Visitas a fazendas e a centros de pesquisa podem ajudar a definir a escolha da profissão. Outro aspecto importante é manter-se sempre atualizado quanto às tecnologias de produção rural.


  1. Aptidão/ Habilidades/ Áreas afins?
Quem gosta de Biologia, Química e Física pode se dar bem no curso de Agronomia. Os Agrônomos atuam de forma eclética e integrada nas atividades rurais, como horticultura, zootecnia, engenharia rural, economia, sociologia e antropologia rurais, ecologia agrícola,


  1. Locais em que possui mais campo de atuação?
O mercado de trabalho reserva boas oportunidades com a expansão do agronegócio no país. Mas, além disso, o agrônomo tem ainda outros campos de atuação. "Dentro da Agronomia há universidades que trabalham com ensino, pesquisa e extensão. Existem também os órgãos de pesquisa estaduais, como o Instituto Agrônomo de Campinas, e o grande órgão federal que é a Embrapa", explica o coordenador da UnB. Na área de produção, é grande a quantidade de empresas que trabalham com profissionais desta formação, especialmente aquelas que fabricam defensivos, adubos e insumos. "É um mercado que absorvem muitos destes profissionais", comenta Peixoto. Tem ainda a possibilidade de trabalhar no EMATER, CNA e MAPA.
As oportunidades ainda aparecem na produção por conta própria e também na docência. "O profissional pode fazer mestrado e doutorado e depois ingressar na carreira de ensino nas universidades. Neste caso, ele também vai trabalhar com pesquisa e extensão".


  1. Perspectivas de mercado de trabalho?
O setor está em expansão, já que empresários buscam cada vez mais a melhor relação custo/benefício. Apesar disso, só se manterá no mercado, especialmente na iniciativa privada, quem estiver atualizado com as inovações tecnológicas. Há espaço para agrônomos nas mais diversas instituições, desde bancos a cooperativas agrícolas. Na área pública, as ofertas também se multiplicam, principalmente em Brasília. Órgãos ligados à agricultura e ao meio ambiente é uma opção. O ensino e a pesquisa acadêmica também podem ser uma alternativa.


  1. Projetos Desenvolvidos?
Os alunos têm acesso a cinco laboratórios para estudo durante a graduação: nutrição animal (para análise de rações), química e fertilidade do solo, adubos e adubação, alimentos e biologia do solo. A Agronomia também participa de um programa de intercâmbio com cinco países do MERCOSUL. A cada semestre, cinco estudantes da instituição viajam para outro país. Os créditos feitos fora do país são aproveitados pela UnB.


  1. Origem do curso (História)?
Criado em 1962 o curso de Agronomia graduou os primeiros engenheiros agrônomos em 1967, sendo reconhecido pelo Decreto Nº 77. 346, de 30/03/1976.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More