Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Engenharia de Software (campus UnB Gama)



  1. Origem do curso (na UnB)
O curso surgiu a partir da idéia de expansão através do programa REUNI e foi escolhido através da demanda do mercado de trabalho que precisava de profissionais com formação específica, mas também da necessidade de atender a população carente. Além de ser um curso que ainda não fazia parte do campus Darcy Ribeiro.


  1. O que faz
A engenharia de software se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, enquanto a ciência da computação estuda os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais.


  1. Perfil da profissão

O engenheiro de software deve possuir habilidades com raciocínio lógico e matemático bem desenvolvidas. Já que a área muda com muita rapidez, precisa ter gosto pela inovação e capacidade de atualizar-se continuamente. Deve ter bom entrosamento para trabalhar em equipe e visão holística do mundo, sociedade e suas dinâmicas. O profissional deve ter organização e persistência, além de capacidade para enfrentar novos desafios e expandir as fronteiras do conhecimento na área.

  1. Currículo ( o que estuda)
Engenharia de Software é uma área do conhecimento da informática voltada a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.

Essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, bases de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software. Os fundamentos científicos para a Engenharia de Software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento.



  1. Duração do curso (mínimo e máximo)
5 anos


  1. Área de atuação – mercado de trabalho – recrutamento

Engenheiros de softwares têm mercado para o desenvolvimento de software em nível profissional, nos mais diversos ramos. Alguns exemplos de atuação:
- Desenvolvimento de bancos de dados,
- Desenvolvimento de programas técnico-científicos,
- Desenvolvimento de software para palmtops e smartfones,
- Desenvolvimento de software para sistemas eletrônicos embarcados,
- Desenvolvimento de jogos e de programas educativos,
- Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento,
- Desenvolvimento de sistemas de apoio à medicina,
- Administração de empresas,
- Ensino (médio e superior)
Desde trabalho autônomo até em grandes multinacionais. O engenheiro de software tem espaço em empresas de todos os tamanhos, públicas e privadas.

  1. Locais em que possui maior campo de atuação mercado de trabalho

Há grande procura por esses profissionais no mercado e Brasília é, atualmente, a segunda maior produtora de software do Brasil.


  1. Perspectiva do mercado de trabalho
Ampla área de atuação e favorecimento por falta de profissionais especializados


  1. Áreas afins / carreiras relacionadas


  1. Quanto ganha (média salarial/ remuneração)

R$ 5.277

  1. Condições de trabalho
Varia de acordo com o local de trabalho.

  1. Projetos afins desenvolvidos na unidade acadêmica
Pesquisas com o apoio dos professores.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More