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Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)


Artigo retirado de http://vsites.unb.br/il/liv/graduacao/pbsl.htm
A Licenciatura denominada PORTUGUÊS DO BRASIL CO-MO SEGUNDA LÍNGUA (PBSL) tem por meta a formação de professores de Língua Portuguesa para ensinar o Portu-guês do Brasil – língua, literatura e cultura – a falantes e usuários de outras línguas.
O Curso, que se circunscreve em um contexto de Políticas Lingüísticas, foi criado com o objetivo principal de atender a comunidades que, no Brasil, não têm o português como primeira língua e de, no exterior, atender àqueles que de-sejam aprender o Português do Brasil como língua de co-municação internacional.
Os aspectos que distinguem o Português do Brasil como Segunda Língua (doravante PBSL) das outras habilitações do Curso de Letras da UnB, primordialmente, da Licencia-tura em Língua Portuguesa e respectiva Literatura (04120), do turno diurno e da Licenciatura em Língua Portuguesa e respectiva Literatura (04146), do turno noturno, são, prin-cipalmente:
1. os futuros licenciados entram no Curso por meio de ves-tibular com quantidade de vagas definidas para o PBSL;
2. o PBSL tem orientação curricular diferente dos outros Cursos;
3. o PBSL possui um fluxo de Curso específico e distancia-do dos outros Cursos;
4. o mercado de trabalho é amplo, uma vez que o Curso habilitará professores para ministrar aulas em comunidades que não têm o português como língua materna;
5. as comunidades visadas para o ensino de português do Brasil são os estrangeiros, os índios, os surdos e, por ven-tura, outras comunidades que a médio prazo se identifi-quem como alvo desse conhecimento.

Histórico


O Curso foi criado no segundo semestre de 1997 e foi im-plantado no primeiro semestre de 1998, ocasião em que se deu o primeiro vestibular. Desde então, todas as vagas ofer-tadas se completam. A primeira turma de licenciados diplo-mou-se no segundo semestre de 2001.

As justificativas para a abertura deste novo Curso, da área de Letras, foram as seguintes:

1. O Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula (LIV), do Instituto de Letras (IL), da Universidade de Brasília (UnB), decidiu preencher uma lacuna em sua estrutura curricular em favor da internacionalização de nos-so idioma. Na atualidade, o Português é língua de dois grandes mercados mundiais, a União Européia e o Merco-sul, e língua oficial de todos ao países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

2. LIV procurou, assim, atender à crescente demanda de formação de docentes que possam atuar nos mais diversos contextos públicos e privados, tanto no Brasil quanto no exterior.

3. O Curso, durante todo processo de organização do fluxo, foi orientado para o desenvolvimento da compreensão e pro-dução lingüísticas e interculturais, bem como para os estudos contrastivos, a fim de preparar profissionais brasi-leiros – estudantes de PBSL – a ensinarem o vernáculo a falantes de outras línguas das mais diversas comunidades nacionais e internacionais.


A concepção do Curso de Licenciatura em Português do Brasil como Segunda Língua demonstra que não se trata de um curso de português para estrangeiros. A denomina-ção do curso parece guardar essa ambigüidade, porém não são os estrangeiros o público alvo desta Licenciatura. O público alvo é o estudante brasileiro que presta exame de seleção para a UnB.

Convém observar que as outras opções Licenciatura em Língua Portuguesa e respectiva Literatura (opção 04120), do turno diurno, e Licenciatura em Língua Portuguesa e respectiva Literatura (opção 04146), do turno noturno, habi-litam profissionais brasileiros para ensinar Português para brasileiros nas escolas de ensino fundamental e médio. Por sua vez, a Licenciatura em Português do Brasil como Se-gunda Língua (opção 04430) habilita profissionais brasilei-ros para ensinar Português a falantes e usuários de outras línguas, seja língua estrangeira, seja língua indígena, seja língua de sinais etc. Assim sendo, o exame de seleção para este Curso recruta estudantes brasileiros como acon-tece tradicionalmente nos vestibulares nacionais.

Um dos principais motivos para a criação do PBSL está decalcado no perfil do profissional que poderá ocupar espa-ços em mercados brasileiros ou estrangeiros que requei-ram o conhecimento da língua portuguesa, por motivos so-ciais, políticos e econômicos. Inspirada pelo movimento em favor do significativo pluralismo lingüístico e cultural de Bra-sília, a UnB oferece esta pioneira Licenciatura.

O currículo do PBSL e o fluxo de formação
Em um mundo de profissionais cada vez mais competen-tes, o mercado para professores de PBSL requer uma sóli-da formação interdisciplinar.
O LIV considera que a formação dos docentes de PBSL deve dar-se por meio de um conjunto de disciplinas organi-zadas em blocos. As disciplinas foram criadas de acordo com a concepção pedagógica do Curso, que está vinculada à formação educacional, ao trabalho e às práticas sociais.
Os blocos estão assim estruturados:
1. Conhecimentos de lingüística aplicada, fundamentais pa-ra a formação do pensamento científico de qualquer docen-te de língua(s).
2. Disciplinas teórico-práticas e de natureza contrastiva.
3. Disciplinas que contemplam políticas lingüísticas e for-mas contemporâneas de linguagem.
4. Disciplinas que respondem pela formação da teoria e da prática pedagógicas.
5. Disciplinas que ampliam os conhecimentos de línguas.
6. Disciplinas que ampliam os conhecimentos sócio-cultu-rais do Brasil.
O Curso de PBSL contempla a orientação básica da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9 394, de 20 de dezembro de 1996.
OBS.: É evidente que não se excluem de cursar a Licen-ciatura em PBSL estudantes estrangeiros que se subme-tam ao exames de seleção (vestibular, PAS) para entrar nos cursos da UnB.
Dados básicos do curso de Graduação
O currículo da Licenciatura está organizado de maneira a que os estudantes a concluam em 4 anos. Os dados de formação curricular são os seguintes:
I. O período de vigência é a partir de 1/98
II. Os créditos em disciplinas, segundo a modalidade distri-buem-se em:
1) disciplinas de modalidade obrigatória;
2) disciplinas de modalidade optativa;
3) disciplinas para cumprimento de módulo livre.
III. Há um limite de créditos máximo e de créditos mínimos a serem cursados por período.
IV. O Curso contempla um total de 2460h
Por tratar-se de uma proposta nova, o Curso proporcionou o desenvolvimento de um PROGRAMA DE GESTÃO (PG) PARA IMPLANTAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUN-DA LÍNGUA. O PG é um conjunto de ações que tem por base a pesquisa acadêmica com vistas à difusão do portu-guês por meio do ensino. É destinado a falantes – nacio-nais ou estrangeiros – de outras línguas. Os requisitos para que as comunidades sejam alvo desse ensino são:
i) terem o domínio de uso de outra língua que não seja a portuguesa, ainda que habitem em território cuja língua ofi-cial seja o português;

O currículo da Licenciatura está organizado de maneira a que os estudantes a concluam em 4 anos. Os dados de formação curricular são os seguintes:
I. O período de vigência é a partir de 1/98
II. Os créditos em disciplinas, segundo a modalidade distri-buem-se em:
1) disciplinas de modalidade obrigatória;
2) disciplinas de modalidade optativa;
3) disciplinas para cumprimento de módulo livre.
III. Há um limite de créditos máximo e de créditos mínimos a serem cursados por período.
IV. O Curso contempla um total de 2460h
Por tratar-se de uma proposta nova, o Curso proporcionou o desenvolvimento de um PROGRAMA DE GESTÃO (PG) PARA IMPLANTAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUN-DA LÍNGUA. O PG é um conjunto de ações que tem por base a pesquisa acadêmica com vistas à difusão do portu-guês por meio do ensino. É destinado a falantes – nacio-nais ou estrangeiros – de outras línguas. Os requisitos para que as comunidades sejam alvo desse ensino são:
i) terem o domínio de uso de outra língua que não seja a portuguesa, ainda que habitem em território cuja língua ofi-cial seja o português;
ii) não terem domínio da língua portuguesa, porque habitam em território estrangeiro;
iii) terem médio domínio da língua portuguesa, mesmo que habitem em território nacional;
iv) terem médio ou fraco domínio da língua portuguesa por habitarem em território estrangeiro.
Para que o funcionamento do PG se tornasse viável, cria-ram-se Grupos de Trabalho (GT) que organizam as pesqui-sas em torno de áreas temáticas, quais sejam:
i) GT LIV / CPLP;
ii) GT LIV / Comunidade de Língua Brasileira de Sinais (Li-bras);
iii) GT LIV / Mercosul;
iv) GT LIV / Comunidades de Línguas Estrangeiras;
v) GT LIV / Comunidades de Línguas Indígenas.
Estas propostas concretas de atividades de pesquisa se realizam com a participação efetiva dos estudantes que, dessa forma, antecipam a prática docente ao desenvolver trabalho conjunto com os professores e a comunidade.
Remuneração: Um professor com jornada de 20 horas semanais ganhará R$ 495,00. Já o mínimo será elevado para R$ 510,00.
Duração: 4 anos

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