Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

Desenho Industrial


Quanto ganha (média salarial/ remuneração)
Em média 3080,00 reais.

Duração do curso
4 anos

Grade Curricular (o que estuda)
O curso está estruturado de modo que os três primeiros semestres ofereçam disciplinas comuns às duas habilitações; a partir do quarto semestre, o aluno poderá optar pelas disciplinas específicas da habilitação pretendida.
As aulas práticas são desenvolvidas nos laboratórios de fotografia, de informática, na oficina de modelo e maquete, na gráfica e nas salas de aula equipadas com pranchetas.
O currículo comum abrange disciplinas de fotografia, desenho, artes, comunicação, matemática e estatística. Ao optar por uma das habilitações, o aluno passa a ter disciplinas específicas como ergonomia, materiais e modelagem, para a habilitação em Projeto do Produto. Para a habilitação em Programação Visual, as disciplinas específicas são processos gráficos, animação, ilustração e editoração gráfica, entre outras. É preciso a apresentação de um projeto ao final do curso.
Área de atuação
O desenho industrial possui dois campos de atuação característicos: programação visual, ou design gráfico, e projeto de produto, ou design de produto.
O que faz
Muitas empresas usam o desenho industrial como um fator de competição no mercado, procurando diferenciar-se dos seus concorrentes pelo design de seus produtos.
Perfil da profissão
São qualidades essenciais a criatividade, o raciocínio espacial e a curiosidade.

Aptidão/ Habilidades / Requisitos Pessoais
O designer tem de ser perfeccionista, detalhista e minucioso, ousado, disposto a trabalhar com novos materiais e processos produtivos e a conhecer a metodologia do projeto.
Áreas afins / carreiras relacionadas
É bem ampla, visto que a criatividade é utilizada na apresentação visual, na publicidade e propaganda, na funcionalidade de novos produtos de engenharia, na efetividade de serviços prestados, etc.

Locais em que possui mais campo de atuação
Programação visual e Projeto de Produto

Perspectivas de mercado de trabalho
O mercado de trabalho para estes profissionais está em franca ascensão, e o ramo que mais contrata os profissionais em Desenho Industrial, na habilitação de projeto do produto, é o da indústria de embalagens e de produtos, como a indústria de móveis, de utensílios e ferramentas e de decoração, onde ele atua em conjunto com profissionais de marketing, qualidade e engenharia. O mercado da moda e de design de jóias também contrata profissionais com esta habilitação.

Projetos Desenvolvidos
A programação visual aborda as áreas de editoração gráfica, sinalização, identidade visual, interface gráfica de softwares, embalagens, CD-ROM e outros.
O projeto de produto atua na concepção do produto e na melhoria de sua funcionalidade e estética, trabalha com mobiliário, eletroeletrônica, moda, automobilística, jóias, entre outros.

Origem do curso (Historia)
Mesmo estando presente em vários momentos da história da civilização, como busca da união da estética dos objetos às suas funcionalidades, a utilização das práticas do que viria a se tornar o desenho industrial tomou corpo no momento da história da civilização identificado como Revolução Industrial, em meados do século dezenove. Entretanto, como disciplina, o Desenho Industrial como se concebe hoje em dia surgiu na primeira década do século vinte, no meio cultural e industrial alemão.
É na Alemanha que em 1907 surge a Federação Alemã do Trabalho, um movimento fundado por um grupo de arquitetos e empresários alemães ligados anteriormente ao estilo de Arquitetura e Design, que tinha entre seus fundamentos o entendimento de que a indústria era parte dos novos tempos e era através dela e da melhoria na qualidade dos seus produtos que a humanidade poderia chegaria a um mundo melhor.

Qualificação Requerida
Depende do cargo a ser ocupado:
a) Nível Superior – Bacharelado: Duração de 4 anos. Existem duas habilitações: Projeto do Produto e Programação Visual.
b) Nível Superior – Tecnólogo: Duração Média de 4 anos.
c) Nível médio - Curso Técnico: Duração de 2 a 3 anos.

Recrutamento (como entrar na profissão: concurso, convite, currículo)
O desenhista industrial pode empregar-se em uma empresa ou abrir o próprio negócio. O mercado potencial localiza-se nas empresas de pequeno e médio porte, gráficas, de confecções, informática, móveis, jóias e alimentos. Dessa forma, o ingresso na profissão é feito mais por convite ou análise de currículo, mas também pode ocorrer por concurso público.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More