Bem Vindo!

Este é o blog do Projeto de Orientação Vocacional Profissional da Universidade de Brasília (UnB). Nosso objetivo é levar a Orientação Vocacional Profissional aos mais diversos setores da sociedade, atuando desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de esclarecer e orientar as pessoas à escolha profissional consciente.

O que é Orientação Vocacional Profissional?

A Orientação Vocacional oferece um ESPAÇO DE REFLEXÃO no qual você possa olhar para si, se conhecer e reconhecer. Fundamenta-se, portanto, na discriminação de traços de personalidade, interesses, habilidades, valores e aspirações, mas não se encerra no mero levantamento destas informações. Pressupõe questionar e refletir permanentemente buscando articular seu auto-conhecimento a um PROJETO FUTURO. Ao saber quem é, você poderá descobrir quem deseja vir a ser. Apostando no seu desejo, poderá efetuar uma escolha autêntica e comprometer-se com seu projeto profissional. 


Como a escolha profissional é um processo dinâmico que se inicia na infância e persiste por toda a vida sofrendo a influência de diversos fatores como fantasias, disposições inconscientes, família, situação sócio-econômica, distorções perceptivas e tantos outros, a Orientação Vocacional também desempenha a importante função de CLARIFICAR OS CONFLITOS que estão na origem da dificuldade de escolha.


Neste processo a responsabilidade pela escolha é exclusivamente sua. Se você imagina procurar uma Orientação Vocacional para que um profissional preparado e competente possa escolher por você ou para você, é necessário que compreenda que isto não resolveria seu conflito e você ainda estaria abrindo mão do privilégio de ser responsável pelo que quer e pelo que faz da sua vida. Ninguém tem o direito de escolher por você, nem mesmo um orientador vocacional!

Como a escolha cabe unicamente a você, não há garantias de que ao final do processo de Orientação Vocacional você terá efetivamente realizado uma escolha. Não há como prever se o tempo de duração do processo coincidirá com seu tempo interno para o amadurecimento de suas questões.

No entanto, é possível afirmar que, ao concluir a Orientação Vocacional, mesmo que você ainda tenha algumas dúvidas quanto ao caminho que deseja seguir, algo se processou e você não sairá do mesmo jeito que entrou. Poderá ser uma questão de tempo e/ou de busca de mais informações sobre as profissões para que efetue sua escolha. Mas, de um jeito ou de outro, você terá aprendido estratégias de reflexão que o ajudarão a trilhar o caminho em direção à construção de seu projeto profissional. Neste sentido, a Orientação Vocacional é também um PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL. 



A todo momento de nosso percurso profissional podemos vivenciar dificuldades em efetuar escolhas:

- ao prestar o vestibular,
- ao escolher uma pós-graduação,
- ao definir áreas específicas de atuação,
- ao reavaliar escolhas efetuadas anteriormente,
- ao redefinir projetos profissionais,
- ao preparar-se para a aposentadoria,... 



Fonte: KOWARSKI, Tatiana. O que é Orientação Vocacional? Disponível em: <http://orientandocaminhos.sites.uol.com.br/vocacional3.html>. Acesso em: 22 de novembro de 2010

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More